ATRIBUIÇÃO DE ÓCULOS AOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO

[ALUNOS DO ENSINO BÁSICO RECEBEM ÓCULOS]

 

 
No âmbito da IIIª Edição do “Projeto Ver Com Bons Olhos”, a Cavibel em parceria com a FICASE, Fundação Ruta de La Luz – Espanha, Hospital Agostinho Neto, Hospital Batista de Sousa, Hospital Ramiro Alves, e colaboração das Delegações do Ministério da Educação, Forças Armadas, Federação Cabo-verdiana de Futebol e o Hotel Pestana Trópico, irá entregar óculos aos alunos do Ensino Básico, numa cerimónia a realizar-se amanhã, 01 de Dezembro, pelas 09:00, nas instalações da Cavibel – Praia Negra, com a presença do PCA da FICASE, Sr. Albertino Fernandes, do Diretor Geral da Cavibel, Sr. Rodrigo Chies, Delegados do Ministério da Educação, alunos, Pais e Encarregados de Educação, entre outros convidados. 
 
Nesta III edição, mais de 1300 alunos, de 9 concelhos do país (Praia, Rª Grande de Santiago, São Domingos, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Salvador do Mundo, Santa Catarina – ST, São Vicente e Sal), beneficiaram de consultas de oftalmologia realizadas por especialistas nacionais e da Fundação Ruta de La Luz – Espanha, no ano letivo 2017/2018, dos quais, 283 foram detetados com problemas de visão passível de ser corrigido através do uso de óculos.
 
A par da entrega dos óculos a 198 beneficiários de Santiago, realizar-se-á uma conversa aberta sobre a importância da saúde visual, seguida de uma visita guiada às instalações da Cavibel, proporcionando assim aos alunos um momento único de conhecerem in loco, todo o processo de produção dos refrigerantes produzidos pela empresa – parceira de Cabo Verde, que está no país há mais de 20 anos.
 
Informa-se ainda que 57 alunos de São Vicente receberão os seus óculos no dia 08 de dezembro, e na ilha do Sal, ainda durante a 1ª quinzena de dezembro de 2018, 28 alunos serão contemplados. 
 
Em suma, face à importância e o impacto deste projeto, perspetiva-se a sua continuidade para os próximos anos, pois em três edições, cerca de 3000 alunos, de 16 concelhos do país, foram avaliados, tendo sido distribuídos 554 óculos aos beneficiários oriundos de famílias com mais dificuldades socioeconómicas, proporcionando-lhes melhores condições no processo ensino-aprendizagem, uma vez que a deficiência visual interfere diretamente no aproveitamento e rendimento escolar dos alunos. 
 
Um especial obrigado aos nossos parceiros!